Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2016





CAIXA DE PÁSSAROS

Autor: Josh Malerman

Tradução:Carolina Selvatici

ISBN:9788580576528

Editora: Intrínseca

Ano: 2015

Classificação:***







HÁ ALGUMA COISA LÁ FORA...



As portas estão sempre trancadas. Cobertores tapam as janelas das casas. A internet não funciona mais. Nem o telefoneOs sobreviventes não sabem em quem confiar. Não se pode mais sair às ruas sem uma venda nos olhos. Há algo do lado de fora. Algo que não pode ser visto, que enlouquece as pessoas e as leva a cometer atos violentos seguidos de suicídio.
Abrigada com duas crianças, Garoto e Menina, em uma casa abandonada próxima de um rio no Michigan e obrigada a sair sempre com os olhos cobertos, Malorie logo aprende a realizar tarefas, e inclusive a percorrer distâncias mais longas, às cegas.
O surgimento de uma misteriosa neblina faz com que ela decida finalmente deixar a casa e embarcar com a família numa arriscada jornada, de olhos vendados, confiando apenas na sua perspicácia e no ouvido treinado dos filhos. Mas do que eles estão fugindo e onde pretendem recomeçar a vida?
Quatro anos antes, Malorie fez parte de um grupo liderado por Tom, seu amigo leal, e formado por pessoas que não se conheciam, mas que se uniram para resistir ao terror oculto, na tentativa de criar certa ordem a partir do caos. Contudo, quando os suprimentos chegaram perto da escassez, eles foram obrigados a se arriscar do lado de fora e a confrontar a pergunta derradeira: em um mundo que enlouqueceu, em quem se pode realmente confiar?









Gente,que livro louco!!!
Comprei esse livro ano passado, mas ainda não tinha lido. Tava tipo com medo, tanto por conta da sinopse, tanto por conta de algumas resenhas que eu tinha visto. E acreditem. É tudo isso e muito mais.
O livro consegue te prender do início ao fim e não tem aquele negócio de enrolação.
Amei!





RESENHA:

Malorie e Shannon são irmãs e moram juntas. O mundo é normal, tem TV, internet... e Malorie descobre que está grávida. Justo agora, que o mundo está de pernas para o ar...  
Coisas estranhas estão acontecendo. Pessoas cometem suicídios depois que vêem algo. 
Tudo começou com rumores. Um caso aqui, outro ali. Mas então, esses rumores começam a ganhar mais e mais força, espalhando-se por vários pontos do planeta e de formas semelhantes. Não poderia ser coincidência.
Pessoas agora só andam vendadas, e suas casas estão todas com cobertores escuro nas portas e janelas. E foi assim que o mundo mergulhou na escuridão. E foi assim que o caos se instalou.

A narrativa é extremamente claustrofóbica, penetrante. Algumas cenas são tão cheias de tensão, que se tornam insuportavelmente deliciosas de se ler.


¨De todos os medos que perturbam a alma humana, o medo do desconhecido é o mais forte.¨



A história é dividida em duas partes. Uma narrada há quatro anos atrás e a outra narra o presente, a fuga de Malorie com seus filhos.

Há quatro anos, Malorie mora nesse abrigo com um grupo de pessoas, e TOM é tipo o líder e em quem Malorie mais confia. E juntos, eles vão sobrevivendo, até o dia em que só resta Malorie e as crianças.

¨Suor se forma atrás da venda de Felix e lentamente escorre pelo seu nariz.
Vamos entrar daqui a pouquinho, pensa. Só encha o terceiro balde e dê o fora logo...
Ele ouve o som de novo. Pela terceira vez.
Mas,agora, percebe de onde está vindo.
Está vindo de dentro do poço.¨(pg.81)







Depois de quatro anos de espera, Malorie decide partir. É orientada a pegar o rio que passa atrás da casa, e juntos, eles embarcam em uma viagem louca e pavorosa.

¨O Garoto pega a mão esquerda de Malorie. A Menina aperta a direita com seus dedinhos. Vendados, os três saem da casa.¨



Garoto e Menina (isso mesmo, eles não têm nomes), foram treinados para escutar. E eles fazem esse papel muito bem.

A viagem toda é cheia de surpresas. E juro que fiquei com medo e apreensiva, pois não sabia o que iria acontecer em seguida. É angustiante.


¨Nos primeiros dias com os bebês, Malorie costumava ouvi-los respirar enquanto dormiam. O que seria uma apreciação emocionante para algumas mães, para Malorie, era uma análise. Pareciam saudáveis?
Conseguiam obter nutrientes suficientes da água do poço e do leite de uma mãe que não comia uma refeição decente havia um ano? A saúde deles sempre esteve nos seus pensamentos. A dieta. A higiene. E os olhos deles.¨(pg.114)







A escrita do autor é bastante atual e direta. Não tem enrolação. É um livro para ser devorado. A dose exata de uma mistura perfeita entre o horror psicológico com um fundo apocalíptico.
AMEI!



Sobre o Autor:
JOSH MALERMAN é cantor e compositor da banda de rock High Strung. Filho do meio, Malerman gosta de escrever ao som de trilhas sonoras de filmes de terror. Ele mora em Ferndale, Michigan, com a noiva. CAIXA DE PÁSSAROS é seu romance de estreia.


BJS! : )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  SOL DA MEIA-NOITE AUTORA: STEPHENIE MEYER EDITORA; INTRÍNSECA ANO: 2020 TRADUÇÃO:CAROLINA RODRIGUES, FLORA PINHEIRO, GIU ALONSO, MARIA CAR...