Seguidores

quarta-feira, 19 de junho de 2019





TERRA DAS MULHERES

AUTORA: CHARLOTTE PERKINS

EDITORA: ROSA DOS TEMPOS

ANO: 2018

ISBN: 9788501114808

CLASSIFICAÇÃO:⭐⭐⭐
literatura estrangeira/utopia






SINOPSE: 

Publicado pela primeira vez em 1915, TERRA DAS MULHERES mostra como seria uma sociedade utópica composta unicamente por mulheres.
Antes do leitor encontrar a suposta maravilha dessa utopia, terá de acompanhar três exploradores - Van, o narrador; o doce Jeff, e Terry, o machão - e suas considerações e devaneios sobre o país, no qual, os três têm a certeza de que também existem homens, ainda que isolados e convocados apenas para fins de reprodução. Um país só de mulheres, segundo os três, seria caótico, selvagem, subdesenvolvido, inviável.
Uma vez lá, Van, Jeff e Terry se dividem entre a curiosidade de exploradores com fins científicos e o impulso dominador de um homem, oscilando entre tentar entender mais sobre aquela utópica e desconhecida sociedade e o sonho de um harém repleto de mulheres que talvez estejam dispostas a satisfazê-los e servi-los. 


Olá meus amores!!!
Ainda não sei se gostei desse livro ou não.😁
Mas acho que está mais para menos; até já troquei no Skoob.
Nunca tinha lido algo assim e acho que sai um pouco da minha zona de conforto...
Mas tudo bem; estamos aí para isso, né?👍

O livro narra a história de três jovens que saem em uma expedição à procura desse país onde só tem mulheres. Sabe-se que alguns homens até tentaram, mas morreram no processo.
Então Van, Jeff e Terry conseguem chegar nesse local. A princípio ficam temerosos, mas são recebidos muito bem. 
E ao longo de suas estadias, vão conhecendo a cultura delas e ao mesmo tempo ensinando a deles ( nossa ).

O QUE ACHEI:

Achei a história sempre muito repetitiva; uns conhecendo os costumes um do outro.
 Não é o meu tipo de leitura e confesso que, apesar de ser um livro bem pequeno, demorei muitooo para terminá-lo.😞
Terry é um chato e incompreensível...vive se lamentando e dizendo que as mulheres não são capazes.
Por outro lado, Jeff e Van são uns amores...

Gostei de como foi criado o ambiente onde, inacreditavelmente só existia mulheres. Tudo era lindo e limpo. Era como se fosse o paraíso: sem guerras, egoísmo, doenças... Muito bem descrito.
Tudo elas faziam em conjunto; todas se ajudavam. A maternidade era algo supremo para elas. E o mais interessante é que elas engravidavam do nada, sem precisar do sexo masculino.

Me vi assistindo o começo do filme da Mulher Maravilha... depois que li na sinopse que o autor se inspirou nesse livro.

Lógico que em todo o livro é discutido como aquilo é possível; uma sociedade só de mulheres ser tão forte - a cabeça fica à mil.
Achei o final bem previsível,  mas ainda assim, uma leitura bem rica e reflexiva.
Queria morar nesse país...



SOBRE A AUTORA:

Charlotte Perkins Gilman foi uma grande romancista Americana; também escritora de contos, poesia e não-ficção. Ela era uma utopista feminista em uma época em que suas ações não condiziam com as atitudes das mulheres , e serviu de modelo para futuras gerações feministas por causa de seus conceitos não ortodoxos e seu estilo de vida. O seu trabalho mais famoso é seu conto semi-autobiográfico O Papel de Parede Amarelo.





UMA CASA NO FUNDO DE UM LAGO

AUTOR: JOSH MALERMAN
EDITORA: INTRÍNSECA
TRADUÇÃO: FABIANA COLASANTI
ANO: 2018
ISBN: 9788551003855
CLASSIFICAÇÃO: ⭐⭐⭐  Fantasia/ficção/horror/jovem adulto/suspense e mistério/literatura estrangeira 




SINOPSE:

James e Amelia têm dezessete anos. Em comum, além da idade, têm o fato de estarem um afim do outro e de serem tomados pelo nervosismo quando James chama Amelia para sair. Mas tudo parece perfeito para um primeiro encontro: um passeio de canoa pelos lagos, levando um cooler cheio de sanduíches e cervejas.
Á medida que se aprofundam na exploração, os dois chegam a um lago escondido e encontram algo impressionante debaixo d´água. Um lugar perigosamente mágico: uma casa de dois andares com tudo que tem direito - móveis, um jardim, uma piscina e uma porta da frente, que está aberta.
Enquanto, fascinados, vasculham o imóvel e tentam passar uma boa impressão para o outro, cresce o medo. Será que um local misterioso como aquele esconde alguém - ou algo - vivo?
Uma coisa é certa: depois de mergulhar nos mistérios da casa no fundo do lago, a vida deles jamais voltará a ser a mesma.




¨SÓ PORQUE A CASA ESTÁ VAZIA, NÃO 
SIGNIFICA QUE NÃO TEM
NINGUÉM DENTRO.¨



Olá. Hoje trago a resenha desse livro que é do mesmo autor de CAIXA DE PÁSSAROS.
Quando esse livro chegou me surpreendi com o formato e o quanto ele é pequeno. Li o livro rapidinho. Pois além da história te prender logo nas primeiras páginas ( pq aqui não tem enrolação ), os capítulos também são bem curtinhos.😀

James e Amelia são dois adolescentes de dezessete anos e estão no primeiro encontro. Decidem fazer um passeio pelos lagos da região. Só que, ao encontrarem um terceiro lago de difícil acesso, eles também encontram uma casa no fundo desse lago.😳
Os dois ficam logo fascinados.
Conseguem material de mergulho e todos os dias visitam a casa. É como se fosse a segunda casa deles.
Coisas estranhas começam a acontecer; e é aí que começa toda a saga deles para descobrir o que é.


¨Queria ir mais fundo dessa vez. Mais fundo na casa.
Mais fundo no lago. Mais fundo no amor.¨    ( James )



O QUE ACHEI:

Achei a história bem interessante e em certos momentos também fiquei assustada. Isso porque tem um ar de mistério e suspense; e aquela escuridão toda, dá impressão de que tem alguma coisa atrás da gente.
Na minha opinião, achei os dois bem corajosos...
Só em pensar em entrar naquela casa me dava arrepios. 

A narrativa da história é toda focada na casa, já que eles passam a maior parte do tempo por lá. E também cheia de metáforas... ( sou péssima nisso 😊 )
Vendo algumas resenhas, pude ver com mais clareza o que o autor quis passar. E principalmente, me sintonizar ¨naquele final¨, que com certeza deixou muita gente ¨bugada.¨ 
Não posso falar muita coisa pra não estragar a leitura.


¨ Amelia ficou sem ar dentro da máscara, entendendo que, apesar de já ter explorado o lugar uma dúzia de vezes, ainda havia novos cômodos a serem descobertos. ¨ 


Super recomendo a leitura e até a próxima.😘



SOBRE O AUTOR:

Josh Malerman é um autor americano e o vocalista da banda de rock The High Strung. Atualmente vive em Ferndale, Michigan. Já escreveu vários romances inéditos e seu romance de estreia Caixa de Pássaros foi publicado no Reino Unido e nos Estados Unidos em 2014 para muito aclamado pela crítica.



  SOL DA MEIA-NOITE AUTORA: STEPHENIE MEYER EDITORA; INTRÍNSECA ANO: 2020 TRADUÇÃO:CAROLINA RODRIGUES, FLORA PINHEIRO, GIU ALONSO, MARIA CAR...