TERRA DAS MULHERES
AUTORA: CHARLOTTE PERKINS
EDITORA: ROSA DOS TEMPOS
ANO: 2018
ISBN: 9788501114808
CLASSIFICAÇÃO:⭐⭐⭐
literatura estrangeira/utopia
SINOPSE:
Publicado pela primeira vez em 1915, TERRA DAS MULHERES mostra como seria uma sociedade utópica composta unicamente por mulheres.
Antes do leitor encontrar a suposta maravilha dessa utopia, terá de acompanhar três exploradores - Van, o narrador; o doce Jeff, e Terry, o machão - e suas considerações e devaneios sobre o país, no qual, os três têm a certeza de que também existem homens, ainda que isolados e convocados apenas para fins de reprodução. Um país só de mulheres, segundo os três, seria caótico, selvagem, subdesenvolvido, inviável.
Uma vez lá, Van, Jeff e Terry se dividem entre a curiosidade de exploradores com fins científicos e o impulso dominador de um homem, oscilando entre tentar entender mais sobre aquela utópica e desconhecida sociedade e o sonho de um harém repleto de mulheres que talvez estejam dispostas a satisfazê-los e servi-los.
Olá meus amores!!!
Ainda não sei se gostei desse livro ou não.😁
Mas acho que está mais para menos; até já troquei no Skoob.
Nunca tinha lido algo assim e acho que sai um pouco da minha zona de conforto...
Mas tudo bem; estamos aí para isso, né?👍
O livro narra a história de três jovens que saem em uma expedição à procura desse país onde só tem mulheres. Sabe-se que alguns homens até tentaram, mas morreram no processo.
Então Van, Jeff e Terry conseguem chegar nesse local. A princípio ficam temerosos, mas são recebidos muito bem.
E ao longo de suas estadias, vão conhecendo a cultura delas e ao mesmo tempo ensinando a deles ( nossa ).
O QUE ACHEI:
Achei a história sempre muito repetitiva; uns conhecendo os costumes um do outro.
Não é o meu tipo de leitura e confesso que, apesar de ser um livro bem pequeno, demorei muitooo para terminá-lo.😞
Terry é um chato e incompreensível...vive se lamentando e dizendo que as mulheres não são capazes.
Por outro lado, Jeff e Van são uns amores...
Gostei de como foi criado o ambiente onde, inacreditavelmente só existia mulheres. Tudo era lindo e limpo. Era como se fosse o paraíso: sem guerras, egoísmo, doenças... Muito bem descrito.
Tudo elas faziam em conjunto; todas se ajudavam. A maternidade era algo supremo para elas. E o mais interessante é que elas engravidavam do nada, sem precisar do sexo masculino.
Me vi assistindo o começo do filme da Mulher Maravilha... depois que li na sinopse que o autor se inspirou nesse livro.
Lógico que em todo o livro é discutido como aquilo é possível; uma sociedade só de mulheres ser tão forte - a cabeça fica à mil.
Achei o final bem previsível, mas ainda assim, uma leitura bem rica e reflexiva.
Queria morar nesse país...
SOBRE A AUTORA:
Charlotte Perkins Gilman foi uma grande romancista Americana; também escritora de contos, poesia e não-ficção. Ela era uma utopista feminista em uma época em que suas ações não condiziam com as atitudes das mulheres , e serviu de modelo para futuras gerações feministas por causa de seus conceitos não ortodoxos e seu estilo de vida. O seu trabalho mais famoso é seu conto semi-autobiográfico O Papel de Parede Amarelo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário