Seguidores

quinta-feira, 9 de maio de 2019







ELEANOR E PARK

AUTORA: RAIBOW ROWELL

EDITORA:NOVO SÉCULO

TRADUÇÃO:CAIO PEREIRA

ANO: 2014

ISBN: B010GLD9AK

CLASSIFICAÇÃO:⭐⭐⭐⭐ (Drama/ficção/infanto juvenil/literatura estrangeira/romance )



SINOPSE:

Eleanor e Park é engraçado,triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e ¨grande¨( ela pensa em si própria como gorda ), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Man e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações.
Um amor que faz você sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.


¨ELE TENTOU TRAZÊ-LA DE VOLTA.
ELA SÓ VOLTAVA QUANDO BEM ENTENDIA, EM SONHOS E MENTIRAS E DÉJÀVUS PARTIDOS.
ELE PAROU DE TENTAR TRAZÊ-LA DE VOLTA.¨ 



Olá. Aqui estou para mais uma resenha. E posso lhes dizer que nunca li um livro tão amorzinho quanto esse. Chega deu um quentinho no coração...
Foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e amei. Personagens bem construídos, narrativa fluida e, o mais legal é que os capítulos são minúsculos  e narrados pelos dois protagonista. O que faz você devorar o livro. 👀
Apesar do livro ser amorzinho, ele traz uma carga emocional grande e em certos pontos angustiante. Seus pais são omissos e o padrasto é um demônio.
Sabemos que essa fase da adolescência é bem difícil e crucial.
Enfim, amei o livro e super recomendo.👍


¨A sensação que a invadia quando estava sentada ao lado de Park no ônibus - aquela sensação de segurança, de que estava a salvo naquele momento.¨     ( Eleanor,  pg. 77 )



Eleanor é uma adolescente com baixa estima. Se acha gorda demais, ruiva demais e veste roupas largas e masculinas.
Ela tem apenas dezesseis anos, mas já passou por poucas e boas ( e ainda passa ). Foi expulsa de casa pelo namorado da mãe e passou um ano morando com vizinhos.E agora que voltou, faz de tudo pra se tornar invisível para o padrasto.


¨ Se ela tinha saudade?
Queria perder-se dentro dele. Amarrar os braços dele em torno dela feito um torniquete.¨      ( Eleanor,   pg.141 )




Park é descendente de coreanos, o que o torna também um pouco diferente dos outros. Não gosta de chamar a atenção para não ser o centro de chacota dos alunos. é uma pessoa bem introvertida, tem apenas um amigo, e é o único que senta sozinho no ônibus escolar.
Isso muda no dia em que Eleanor entra no ônibus e senta ao seu lado, já que é o único lugar vazio. De cara os dois não se suportam, mas com o passar dos dias isso vai mudando. Vão descobrindo que tem os mesmos gostos musicais, que gostam de gibis...sem falar que se acham ¨diferentes¨dos outros.
E é muito fofo ver essa amizade crescendo e se transformando em algo mais. A partir daí, os dois se tornam inseparáveis; mas na casa de Eleanor, tudo é mantido em segredo.
Agora Eleanor vive um sonho, e tem medo que seja descoberta pelo padrasto...
E vamos juntos com eles viver a emoção do primeiro amor, as dificuldades e a coragem que esse amor vai trazer para ambos.



¨Na primeira vez em que ele pegou na mão dela, foi tão bom que todas as coisas ruins se afastaram. Essa sensação boa foi muito mais forte do que qualquer dor.¨  ( pg. 267 )




Amei os pais de Park. Casal nota mil. Apoia o filho em tudo. Acolhe muito bem Eleanor e torce pelo amor dos dois ( assim como nós ).
Achei muito triste ver a mãe de Eleanor, apesar de apanhar do marido, ainda ficar do lado dele. É uma família grande e bem pobre, onde não se tem roupas novas nem apropriadas; e fiquei horrorizada que nem escova de dentes Eleanor tinha...😞
É um livro leve e ao mesmo tempo pesado pela carga dramática de sua família.
Dei quatro estrelinhas por conta do final. Achei que ela passou muito tempo sem respostas, deixando Park à deriva... Mas consegui entender a mensagem.💙



¨ Ela olhou para Park. Dentro dos olhos verdes dele.
Você salvou minha vida,ela tentou dizer. Não para sempre, não definitivamente. Provavelmente, só por certo tempo. Mas salvou minha vida, e agora eu sou sua. O que sou agora é seu. Para sempre.¨   ( pg. 273 )






SOBRE A AUTORA:



Rainbow Rowell escreve sobre adolescentes, e às vezes sobre adultos.
Mas ela sempre escreve sobre pessoas que falam MUITO! E pessoas que sentem que estão fazendo tudo errado na vida.
É norte-americana, é casada e tem dois filhos. Seus cinco livros já foram publicados no Brasil pela editora Novo Século.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

  SOL DA MEIA-NOITE AUTORA: STEPHENIE MEYER EDITORA; INTRÍNSECA ANO: 2020 TRADUÇÃO:CAROLINA RODRIGUES, FLORA PINHEIRO, GIU ALONSO, MARIA CAR...