TODO DIA
AUTOR: DAVID LEVITHAN
EDITORA: GALERA RECORD
TRADUÇÃO: ANA RESENDE
ANO: 2013
ISBN: 9788501099518
CLASSIFICAÇÃO: ⭐⭐⭐
Literatura estrangeira/jovem adulto/ficção
SINOPSE:
Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrarem a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.
¨O PASSADO NÃO ME OFUSCA, NEM O
FUTURO ME MOTIVA. CONCENTRO-ME
NO PRESENTE, PORQUE É NELE QUE
ESTOU DESTINADO A VIVER.¨
Olá ! Aqui estou para mais uma resenha, e dessa vez eu trouxe esse livro do David que em breve terá filme ( já tem até trailler 👆👆👆). E eu tinha que lê-lo antes do filme, né?👀
Nesse enredo nós temos o nosso protagonista que se intitula com ¨A¨. ¨A¨ é um ser que todos os dias acorda em um corpo diferente , independente do gênero... É assim desde quando nasceu.
Só que em dia, ¨A¨ acorda no corpo de Justin, namorado de uma garota super carismática, e ele fica logo encantado por ela; só que se apaixonar foge de todas as regras que ele lhe impõe.
E juntos vamos nessa angustiante história, sem saber se algum dia eles irão dar certo como um casal.
¨Passei anos encontrando pessoas sem nunca conhecê-las, e hoje de manhã, neste lugar, com esta garota, sinto o impulso mais leve de querer saber. E, num momento de fraqueza ou de coragem de minha parte, escolho seguir o impulso. Escolho saber mais.
* O QUE EU ACHEI:
Vou logo avisando que esse livro é para aqueles que está com bastante tempo e paciência. Pois o livro é bem arrastado, já que conta o cotidiano de ¨A¨.
Como foi dito, ¨A¨se apaixona por Rhiannon, e todos os dias, quando acorda em um corpo diferente, tenta encontrá-la para poder passar o dia com ela; só que nem todas as vezes é possível...
Rhiannon é mais pé no chão, e sabe que isso não irá evoluir, pois é impossível se apaixonar por uma pessoa que todos os dias tem um rosto diferente. ( concordo ).
Mas ¨A¨não consegue enxergar esse ponto, e em certos momentos pressiona Rhiannon falando que aquilo é o certo. ( impossível )
Enfim , não gostei do enredo, dos personagens...
Achei muita pressão. E a garota já é tão pressionada pelo namorado, vivendo um relacionamento que não é saudável...
A única coisa boa que achei a mensagem que ele passa sobre o amor. Que independente das circunstâncias e dificuldades da vida, o amor sempre prevalecerá.
É muito angustiante vê-lo ter tanta fé numa coisa que é ¨impossível¨. Sim. Pois para ele ficar definitivo no corpo de uma pessoa, é preciso que ele ¨mate¨ essa pessoa, ou seja, ele se apossa do corpo e ela não voltará mais. E todos nós sabemos que não é isso o que ele quer; que por mais que a ame, ele não seria capaz de fazer tal coisa.
E por um lado achei que o que ele decidiu foi viável, mas ao mesmo tempo me deixou tipo: - É isso? Tudo por nada?😔
¨ Estou me segurando a ele tanto quanto ele está me segurando. Chegamos ao equilíbrio perfeito, no qual cada um de nós é forte e cada um de nós é fraco, no qual damos e recebemos. ¨
Estou lendo o segundo, que é pelo ponto de vista da Rhiannon, mas estou indo bem devagar, pois a leitura é lenta...
Espero que tenham gostado da resenha.
Não me aprofundei muito porque o livro não tem muito o que falar, basicamente é isso.
SOBRE O AUTOR:
David Levithan é um editor de ficção jovem americano adulto e autor premiado. Ele teve seu primeiro livro, Boy Meets Boy ,publicado em 2003. Ele tem escrito inúmeras obras com personagens gays do sexo masculino.


Nenhum comentário:
Postar um comentário