SORRISOS QUEBRADOS
AUTORA: SOFIA SILVA
EDITORA: VALENTINA
ISBN: 9788558890458
ANO: 2017
CLASSIFICAÇÃO: 💙💙💙💙
SINOPSE:
Existe algo mágico na dor. Quando vemos uma flor pisada no chão, ainda encontramos alguma beleza em suas cores. Existe algo que nos faz dar uma segunda olhada... nos leva a um pensamento.
Esse algo existe em Paola. Transcende a sua dor. E nos envolve, encanta, eleva, impacta e nos faz perguntar: Como aconteceu?
Em que momento me perdi dentro dela?
Eis a magia dessa história. Ela nos absorve de uma forma intensa, dolorosa e profundamente amorosa.
Destinos traçados não se rendem a desvios de percurso...
Com essa informação, nos misturamos às cores de Paola, André e Sol. Aprendemos que escuridão atrai luz. E, quando essa atração toma forma, ela explode em pontos coloridos, em mundos de caixas pretas mágicas, em noites que duram mais que um dia.
Sorrisos Quebrados, é a prova de que nada é mero acaso. É a prova de que a dor nos transforma, tanto de maneira boa quanto má. E que cabe a nós escolher qual dos caminhos tomar.
Eu escolho o do amor.
Só mais uma noite.
Só mais uma página...
...porque somos todos quebrados.
Oi meus amores. Hoje vim trazer a resenha de uma autora portuguesa, Sofia Silva.
Nunca tinha lido nada parecido. Nas primeiras páginas o livro já te surpreende com cenas super violentas. Por isso que eu digo que não tinha lido nada parecido.
Aqui nós temos a história de Paola, uma jovem casada com um homem cruel, que bate, humilha,e é um verdadeiro ator na frente das pessoas.
E o livro começa com Paola tentando fugir desse monstro...
Só que a peste é esperta, e sabe que ela quer ir embora. E quando ela já está dentro do carro, ele está de tocaia dentro do carro.😠 E depois daí é só espancamento. E a gota d´água é quando ele coloca ela dentro do canil para ser devorada pelo pitbull.😓
Fiquei horrorizada só de imaginar a cena...
¨ Como alguém vai acreditar em mim se ele parece um príncipe: alto, louro. olhos claros e sorriso apaixonado? ¨ ( Paola, prólogo )
O livro é dividido em várias partes. E depois do prólogo, passa-se dois anos e Paola mora em uma clínica. Lógico que ficou com vários traumas e muitas cicatrizes. Metade do seu rosto está desfigurado. Não tem alguns dedos das mãos...
Do outro lado da história nós temos André e Sol. Pai e filha que também, por consequências do passado, vivem na escuridão. Sol sofreu um trauma muito grande quando era menor, e isso faz com que ela não fale e nem se aproxime de estranhos. As únicas pessoas que fala é o seu pai, seus avós e, raramente com os médicos. Seu pai sofre muito por essa condição; e quer dá seu tempo e seu amor exclusivamente para Sol.
¨ Estou rindo. Sim, eu estou rindo. Não me importo com o contorno dos meus lábios ou com a pele cicatrizada que encolhe e estica de forma estranha. Nada disso interessa porque, neste momento, estou feliz, e isso... isso nunca acontece. ( Paola, pg. 38 )
Sol faz terapia na mesma clínica que Paola mora. E quando a pequena a vê, não sente medo. Ao contrário, ela começa a falar com uma estranha; coisa que nunca tinha feito.
E esses três irão se encontrar no momento mais difíceis de suas vidas. Quando os medos e as barreiras estão todas presentes.
¨ A verdade reluz, mas durante o dia seu brilho não é forte o suficiente para fazer as pessoas olharem para ela. É na penumbra que a verdade é soberana. E mesmo quem não quer ver é obrigado, pois é a única que brilha. ¨
( André, pg. 71 )
Então vamos mergulhar nessa história cheia de angústias, medos...
Pessoas buscando se livrar de suas dores para poderem viver felizes, em paz...
E eu adorei percorrer cada caminho feito por esses personagens tão maravilhosos, tão cheios de amor e de esperança.
E o amor que Paola sente por Sol e Sol sente por Paola é lindo de se ver.
Apesar de seu rosto deformado, nem ela nem o pai vêem a feiura, e sim , vêem a beleza e a bondade dessa mulher.
¨ Nesse momento, somos duas almas perdidas que se encontram, mas que receiam ser mais uma miragem no deserto triste que tem sido nossa caminhada. ¨ ( André, pg.93 )
Amei como a autora descreveu os momentos de dor, os momentos de alegria e os momentos de intimidade dos dois. Todos os personagens secundários foram bem escritos. Cada um de um jeito especial.
E ficamos nos perguntando se esses dois conseguirão exorcizar seus demônios do passado para poderem ter o seu final feliz.
Sei que minhas palavras não chega nem perto do quão foi intensa essa leitura.
Super recomendo a leitura!👍
SOBRE A AUTORA:
Sofia Silva nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal. É licenciada em Ensino Básico pela Universidade de Aveiro. Em dezembro de 2014, iniciou-se na ficção através da plataforma online Wattpad com a Série Quebrados, cujo foco são histórias sobre violência doméstica, deficiência física e abuso sexual.


Nenhum comentário:
Postar um comentário