Seguidores

sábado, 7 de outubro de 2017






AMOR AMARGO

Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Tradução:Guilherme Meyer
Ano: 2015
ISBN:9788582353066
Classificação:💔💔💔💔


SINOPSE:

O último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O dia da viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado.
Até Cole aparecer. 
Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até ela começar a conhecê-lo de verdade...
Em um retrato realista de um relacionamento conturbado,a autora Jennifer Brown - do sucesso A LISTA NEGRA - nos leva até o limite de nossos sentimentos.





Que livro é esse??? 👀
Nunca tinha lido nada parecido com essa história.
Ainda não tinha lido nada dessa autora, mas sei que seus livros são muito bons; A LISTA NEGRA, um de seus best seller logo logo também será lido, tenho apenas que me recuperar um pouco desse aqui, pois sua leitura é um pouco densa, tratando de um tema tabu em nossa sociedade.

Alex é uma jovem que está prestes a terminar o ensino médio e planeja desde sempre uma viagem ao Colorado com seus melhores amigos. Que diga-se de passagem, são os melhores.😎
Alex quer ir ao Colorado saber o porquê da sua mãe querer ir para lá, abandonando toda a família; mas, infelizmente, no caminho ela sofreu um acidente e morreu. Por conta disso, Alex é a única, talvez, filha que ficou com todo esse trauma até hoje. Trauma por não ter tido uma mãe, por não ter o seu amor, não ter a atenção de suas irmãs e, principalmente, a indiferença do pai.
Até que um dia, Alex é escolhida para dar aula de reforço ao aluno novato do colégio. E Alex fica encantada pelo rapaz; não só por sua beleza, mas principalmente porque ele a trata como uma dama e a ¨enxerga¨ realmente. Daí em diante começa um relacionamento... relacionamento esse que no começo vai as mil maravilhas, até surgir a primeira agressão. Alex não entende o porquê de Cole ter feito aquilo com ela, e acha que a culpa é sua.
Cole começa a manipulá-la em relação aos amigos e não quer eles por perto...


¨ Eles sempre me mandavam mensagens para ir lá, mas nunca era um aboa hora.Eu me sentia dividida, mas a verdade era que queria ficar com Cole. No fundo, era a única amiga que ele tinha, e não podia me queixar de um cara tão incrível estar me dando tanta atenção.¨
( Alex,   pg. 85 )


Ela arranjava motivos para suas agressões, dizendo para si mesma que ele iria melhorar.


¨ Zach não sabia o que significava para mim sentir que...pela primeira vez na vida...alguém me amava. Cole era real. O modo como me tocava era real. A ternura com que me olhava era real.
E pessoas reais cometiam erros, certo?¨
( Alex,   pg. 103 )


O QUE EU ACHEI:

Olha, é muito difícil falar sobre isso, opinar. Pois só quem está realmente passando por isso é que sabe o que se deve fazer.
Aqui vou apenas falar sobre o livro em si. Ok👍

Cole foi muito esperto. Ele soube achar a vítima perfeita para despejar suas agressões. Se bem que Alex não era a primeira, já era a terceira, e por conta disso, ele tinha sido expulso do último colégio.
Cole tinha uma família bem estranha; uma mãe submissa ( quase louca ) e um pai também bastante agressivo.


¨ Cruzei os braços na mesa, deitei a cabeça sobre eles e, pensando nessas e noutras coisas, chorei. Chorei pensando que Cole não era assim. Ele estava estressado. Só podia ser, porque, em condições normais, jamais teria feito isso. Ele estava com problemas familiares.   ( Alex,   pg. 141 )



E o pior disso tudo, é que ela achava que a culpa toda era dela.😡
Nem os seus amigos ela defendia; já tinha perdido os dois por conta desse namoro.

É muito triste ver, imaginar, as cenas de agressão. E depois ele vir todo arrependido falando que isso não vai mais acontecer... E a besta acredita.
Dá para o leitor ficar puto de raiva e sacudir o personagem e lhe mostrar a realidade.



¨...percebi que era por isso que tinha ficado com ele mesmo quando as coisas não estavam bem. Era por isso que alguns hematomas não importavam. Porque ele me entendia como ninguém jamais havia entendido antes. Porque éramos perfeitos um para o outro.
( ALEX,    pg.187 )



E o que eu achei mais estranho, é que Zach, seu melhor amigo sabia, a sua irmã mais nova também sabia, e não contavam pra nenhum adulto para se tomar as providências. 😔
Achei um ponto positivo, Alex, no final de tudo, pedir ajuda ( que era o certo a fazer ). Mas para isso acontecer foi preciso ela quase morrer ao ser espancada por Cole.



¨ Talvez não estivesse tão sozinha quanto pensava. Talvez tivesse enfim chegado a hora de abrir o jogo.¨   ( ALEX,  pg.206 )



Sei que não foi uma resenha digna, pois o tema é muito complexo e difícil para se discutir em uma simples resenha.👌
Fiquei um pouco chocada com as cenas de agressões e, principalmente, mais chocada na maneira como a protagonista defendia o seu agressor...

Se você não se sente bem lendo esse tipo de história, recomendo que não faça. OK.

BJS!



SOBRE A AUTORA:

Jennifer Brown iniciou sua carreira de escritora com ALISTA NEGRA, pelo qual recebeu vários prêmios.AMOR AMARGO é seu segundo romance publicado e foi indicado a melhor livro de ficção  para jovens  no YALSA de 2012. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  SOL DA MEIA-NOITE AUTORA: STEPHENIE MEYER EDITORA; INTRÍNSECA ANO: 2020 TRADUÇÃO:CAROLINA RODRIGUES, FLORA PINHEIRO, GIU ALONSO, MARIA CAR...